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segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Vender na Internet


Muitas vezes ouço as pessoas de negócios justificarem a sua NÃO presença na web com "pouca gente aqui usa a Internet"... A pergunta que sempre faço é ... "você tem em mente que estar na Internet significa que você pode receber pedidos de qualquer lugar do mundo?" Outros já tem um site, mas eles dizem "não acontece nada"...

Pode ser que, em alguns casos de negócios, até mesmo uma boa estratégia na Internet não tenha sucesso, mas, em geral, é provável que devemos olhar para as seguintes causas:

a) maus produtos / serviços (quero dizer que não foram criados com base em um bom estudo das necessidades dos clientes ou daqueles que não são competitivos, por alguma razão)

ou...

b) uma má estratégia de marketing para Internet ...

A condição básica para venda na Internet pode ser resumida em 3 simples fatores:

* Ter um ótimo produto, ou comprando produtos com a revenda dos direitos

* Ter um Web site vendedor

* Atrair tráfego alvo

Um ótimo produto é um criado com base nas necessidades e desejos dos clientes, ou apenas com vantagens que se diferenciam de qualquer modo da concorrência, e outras qualidades, como o preço, ou facilidades de pagamento alternativos, rapidez de entrega, garantias, serviços que o acompanhem...

Mas vamos supor que você já tem um produto como este. O problema limita-se então, aos outros dois fatores intimamente relacionados entre si e que vão fazer uma enorme diferença em termos de resultados...

Um Web site vendedor :

Só se você estiver apenas iniciando a Internet - um Web site pode ser formado por apenas uma ou até centenas de páginas da Internet. Se me permitem a analogia, um Web site é como um livro e cada página do site é como uma página do livro...

Para que um site seja vendedor, deve ter um objetivo muito claro, neste caso VENDER, entretanto mais especifico que vender. Com isto claro, você fará todas as páginas do site, além de sua meta de Resposta Mais Buscada (RMB) – seja um passo na caminhada em direção ao objetivo.

Além disso, a atração de tráfego alvo ...

... Tem a ver com a otimização de mecanismos de busca. Baseada no fato de que primordialmente, as pessoas procuram informações na Internet, seu tráfego alvo devem ser as pessoas que estão atualmente procurando informações sobre seus produtos ou serviços. Eles são os mais prováveis compradores em algum momento. Você não precisa convencê-los da utilidade de uma coisa que precisam ou querem AGORA.

Essas pessoas utilizam motores de busca ou buscadores. E você quer que lhe encontrem e não os seus concorrentes. De maneira que, aparecer entre os primeiros 10-20 lugares nos resultados de pesquisas em seus principais produtos ou serviços, é um fator crítico.

Se o seu site aparecer no local 100 ou 358.356, muito provavelmente, quase uma fato que ninguém irá encontrá-lo :-)

Se você fizer uma comparação entre os Web sites em língua inglesa e portuguesa, vai perceber que os primeiros tendem a ser mais simples e os nossos, mais estéticos. Eles geram resultados e os nossos não, independente do volume de negócios em um e outro mercado. O que acontece é que o nosso negócio, normalmente apenas contrata um bom web designer, cuja especialidade é, obviamente, o web design... NÃO Internet marketing. Neste momento, há pessoas ao redor do mundo que estão buscando o que você oferece.

Você não vai vender nada ...

0) Se você não tiver um Web site.

1) Se os clientes potenciais não conseguem encontrar o site.

2) Se eles acham o seu site e clicam, você NÃO TEM COMO contatá-los novamente.

3) Se eles acham o seu site, não são guiados em direção á compra.

4) Se eles encontram seu site, normalmente nunca mais voltam, porque não há nada interessante para ver.

5) Se voltarem interessados em comprar, não encontram os produtos facilmente.

6) Se encontrarem os produtos, o seu processo de pagamento não é fácil.

..... e, assim, poderia citar muitos outros problemas. Talvez você tenha um deles, quem sabe todos. Talvez muita gente os tenha. O fato é que, afinal, está a perder novos clientes...

e quanto cada novo cliente pode significar em termos de rendimento anual?

Seja qual for o número, isso significa...
Muito dinheiro!



Sobre o Autor: Carlos Ladeira é empreendedor da Internet e autor de vários artigos e e-books sobre internet marketing e trabalho em casa. Maiores informações podem ser encontradas em seu website http://netoportunidades.blogspot.com/

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