Artigos Recentes

PROMOÇÃO

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Tempos De Mudança


Vivemos em tempos de mudança: a atual crise financeira internacional, a crise econômica - que não são as mesmas, a atual crise de valores, a mudança climática que não cessa, apenas para mencionar alguns aspectos, estão mudando o mundo.

O monitoramento, o controle, as mudanças na globalização, o clima e a falta de educação, farão com que, no prazo de 5 anos, o mundo não se pareça quase nada ao de hoje e muito menos ao mundo de um par de anos atrás. No entanto, o biológico e a natureza humana não mudaram, tampouco as leis que regem a natureza, os movimentos sociais ou a lei que regula as estratégias. Só quem sabe como aplicá-las, serão salvos do inferno que está chegando . E eu uso essa palavra, porque estão diminuindo as ajudas sociais, as ajudas aos países em desenvolvimento, as ajudas às ONGs. O tão tratado tema da Responsabilidade Social das Empresas tende a desaparecer, como se fosse uma "moda" fugaz. As empresas, os imigrantes voltam para casa e os países fecham fronteiras.

Esperamos confiantes que o "motor econômico" das últimas décadas não volte a viajar conosco, as guerras, sejam locais ou continentais. Em suma estou pessimista. Só podemos esperar que os filósofos que defendem "a bondade intrínseca do ser humano" estejam com razão; só podemos esperar que os governos e economistas sejam capazes de reconhecer o fato de que sabem interpretar o que aconteceu, mas que não tem nenhuma idéia do que vai acontecer amanhã.

Receber ao longo do tempo "lições de humildade" é bom. É tempo de tomar individualmente alguns momentos ou dias de reflexão, de escolher um caminho e começar imediatamente a andar e lembrar-se ainda de que neste mundo traidor onde "nada é verdade, nada é mentira, tudo depende da cor do vidro com que se olha", normalmente a solução mais simples é a melhor ou pelo menos a mais fácil de corrigir.

Sobre o autor: Antoni Amenós - http://www.estrategia.info


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Comente, elogie, critique.