Artigos Recentes

PROMOÇÃO

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aprendendo com as Formigas


Aprendendo com as Formigas

Jim Rohn, um dos autores mais conceituados de nossos tempos, costuma contar para as crianças uma historia muito interessante. Como usa fábulas para transmitir conceitos, uma forma didática extremamente eficiente, acaba por passar à elas, conceitos filosóficos para a vida prática.  Dentre todas, a que se tornou mais conhecida chama-se “Filosofia das Formigas”.
Muitos já escreveram sobre esta filosofia na Internet, mas resolvi postar também porque nunca será demais lembrar ensinamentos que acrescentam mais qualidade ao nosso caráter.

Segundo Rohn, as formigas praticam quatro atitudes que todos nós deveríamos aprender e utilizar em nossas vidas.


A primeira: Formigas nunca desistem.

Essa é uma boa filosofia. Quando elas planejam chegar a um lugar e você tenta impedi-las, elas procuram outro caminho.  Vão subir o obstáculo, passar por debaixo ou dar a volta, mas não perderão o foco. A todo custo, buscarão e encontrarão um jeito de prosseguir.

Elas sempre vão buscar outro caminho. Essa filosofia é tão clara; nunca desistir de procurar outras maneiras de chegar onde queremos ir.


A segunda: Formigas pensam no inverno durante todo o verão.

Esta é uma perspectiva importante. Você pode não ser tão ingênuo em pensar que o verão vai durar para sempre. Assim, as formigas armazenam para o Inverno durante o verão.

Um velho ditado diz, "Não construa sua casa sobre a areia no verão."

Porque precisamos desse conselho? Porque é importante ser realista. No verão, devemos pensar na tempestade.

Temos que pensar nas rochas quando desfrutamos das areias do verão. Pensar à frente.


A terceira parte da filosofia: Formigas pensam no verão durante todo o inverno.

Isto é muito importante. Durante o inverno, as formigas dizem para elas mesmas: "Isto não vai durar muito tempo e em breve estaremos lá fora de novo."

E no primeiro dia quente, as formigas deixam seu ninho. Se voltar a fazer frio de novo, elas voltarão para seus ninhos, mas depois eles saem primeiro dia quente. Elas não demoram a sair.

Enquanto estavam no ninho durante o inverno, tinham a mente positivamente direcionada para o tempo bom que chegaria.  “Isso vai logo passar e sairemos logo daqui”.


A última parte da filosofia das formigas:

Quanto uma formiga armazena durante o verão para se preparar para o inverno?
Tudo o que ela puder.

Como é incrível a filosofia do "faça tudo o que puder"!


Conclusão:

Isso daria um grande seminário – O Seminário das Formigas.
Ao analisarmos profundamente o comportamento das formigas, podemos concluir que nos apresentam ensinamentos básicos que podem ser aplicados a todas as áreas de nossa vida, senão vejamos:

Nunca desista, olhe em frente, permaneça positivo e faça o seu melhor.  
Imagine a auto-estima elevada e quanta motivação positiva terá aquele que praticar a filosofia das formigas. E mais, os resultados sempre serão garantidos!

Este conteúdo filosófico é de inestimável valor, se aplicado em nosso dia-a-dia. Manter o foco no futuro, naquilo que está por vir, pois não é segredo para ninguém que períodos de vacas gordas e magras são cíclicos, como o universo inteiro. O inverno e o verão não duram para sempre.

Aqui fica demonstrado que a exemplo das formigas, devemos trabalhar dia e noite com o futuro visualizado no horizonte. Como elas, precisamos desenvolver qualquer trabalho em equipe, ignorar obstáculos, sem desprezar as pequenas medidas de economia, seja em casa ou no nosso negócio.

Já pensou se a maioria das pessoas pudesse conhecer esta simples filosofia? Se elas aprendessem a colocá-la em prática em suas vidas certamente se tornariam INSUPERÁVEIS.